Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

BEATOS DOM JESÚS EMILIO JARAMILLO MONSALVE E PE. PEDRO MARÍA RAMÍREZ RAMOS, Mártires colombianos beatificados pelo Papa Francisco





BEATO JESÚS EMILIO JARAMILLO MONSALVE




Dom José Emilio Jaramillo Monsalve nasceu em 14 de fevereiro de 1916 em Santo Domingo, Antioquia, Em 1940 foi ordenado sacerdote dos Missionários Xaverianos de Yarumal, quando tinha 24 anos. Em 11 de novembro de 1970 foi designado pelo Papa Paulo VI como Vigário Apostólico de Arauca. Recebeu a ordenação episcopal em 10 de janeiro de 1971.
Foi designado Bispo de Arauca em 19 de julho de 1984, missão que cumpriu até ser sequestrado, torturado e assassinado por membros do Exército de Libertação Nacional, da Colômbia, em 2 de outubro de 1989, numa zona rural, onde se encontrava em ação missionária.
Antonio Marrazzo, postulador da causa de canonização do bispo martirizado em 1989 fala do novo beato como alguém “que nunca teve medo das ameaças, das difamações ou da morte”.
Com heroico zelo apostólico, exerceu o seu ministério episcopal num contexto social e eclesial particularmente difícil, marcado pela violência e a injustiça”, referiu ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’.











BEATO PEDRO MARÍA RAMÍREZ RAMOS




Padre Pedro María Ramírez Ramos, conhecido como o “Cura de Armero”, nasceu no município de La Plata, Departamento de Huila, em 23 de outubro de 1899.
Ingressou no Seminário de Maria Imaculada de Garzón em 4 de outubro de 1915. Sua formação sacerdotal foi realizada no Seminário de Ibagué, tendo sido ordenado em 1931. Em 1948 foi nomeado pároco de Armero, Tolima. Em meio às manifestações e revoltas causadas pelo assassinato do caudilho liberal Jorge Eliécer Gaitán, em 10 de abril um grupo irrompeu na igreja do sacerdote, assassinando-o a golpes de facão.










Imagens do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário