Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Beatos Mártires de Almeria, Espanha (Guerra Civil Espanhola): 07 irmãos Lassalistas e 02 bispos.


A Escola Almeria, na Espanha, contava em 1936 com 19 Irmãos das Escolas Cristãs: 15 atendiam ao Colégio São José e quatro, à Escola de Las Chocillas. Sete deles seriam escolhidos por Deus para receber a palma do martírio. Entretanto, não o sofreram na mesma data. Na noite de 30 para 31 de agosto, os Irmãos Edmígio, Amalio e Valério Bernardo foram trucidados. A 8 de setembro foi a vez dos Irmãos Teodomiro Joaquim e Evencio Ricardo sacrificarem suas vidas. E na noite de 12 para 13 de setembro foram imolados os Irmãos Aurélio Maria, Diretor do Colégio, e José Cecílio.

Fazendo parte do grupo de Almeria, foram martirizados Dom Diego Ventaja Milán, Bispo de Almeria, e Dom Manuel Medina Olmos, de Guadix. Todos formaram um único processo e a documentação, com os testemunhos e o relato do martírio, estiveram unificados desde o princípio. Os nove partilharam dos mesmos sofrimentos na cadeia.

Outros Irmãos do Colégio também estiveram presos, mas conseguiram se livrar da morte e, em geral, nunca se soube bem o porquê. As principais características dos Irmãos martirizados são:

IRMÃO AURÉLIO MARIA: era de bom caráter e alma simples. Bom professor e ótimo educador. Era ótimo religioso, prudente e estimava muitíssimo sua vocação.

IRMÃO JOSÉ CECÍLIO: era muito serviçal e extremamente hábil nos trabalhos manuais. Religioso obediente, piedoso, exato cumpridor de seus deveres.
IRMÃO EDMÍGIO: já como aluno era modelar. Como religioso era uma pessoa realmente piedosa, prudente, trabalhadora e abnegada. Sua piedade era manifesta e sincera.

IRMÃO AMÁLIO: era simples e de caráter serviçal. Excelente professor de alunos menores, os quais o tinham em grande estima.

IRMÃO VALÉRIO BERNARDO: Exato cumpridor dos deveres religiosos e de professor. Caráter alegre e simples. Admirável exemplo de obediência religiosa.

IRMÃO TEODORO JOAQUIM: Um jovem religioso afeiçoado à sua vocação, bom professor, zeloso, prudente.

IRMÃO EVÊNCIO RICARDO: Religioso e educador modelar. Fazia propaganda pela reza do terço diário. Alegre, otimista e com vontade firme de estudar o máximo.


O Papa João Paulo II beatificou o grupo a 10 de outubro de 1993 e fixou a festa destes Mártires Lassalistas para 16 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário