Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

domingo, 28 de agosto de 2016

Beato Rafael Luís Rafiringa, Irmão Lassalista e Missionário.



Nasceu em Antananarivo, Madagascar, em 1856, filho de um funcionário da rainha. A vida do Beato nos começos transcorreu em um marco tradicional, em seguida sofreu a influência franco-inglesa e, por fim, totalmente francesa.

O Irmão Rafael Luis Rafiringa suscita grande interesse, também, porque suas vivências atravessam muitos e diferentes âmbitos: pagão, cristão, escolar, literário, político e até judicial. Foi um homem de Deus a quem as circunstâncias empurraram a sair do âmbito circunscrito à pequena escola para dar resposta por si mesmo a uma exigência da qual provavelmente nem ele mesmo compreendesse o alcance.

Primeiro discípulo de São João Batista de La Salle em Madagascar, desafiou as ambições da família e pediu para unir-se àqueles “estranhos” missionários, não sacerdotes, recém chegados à ilha. O Irmão que se encarregou de acompanhá-lo na formação não lhe concedeu sua autorização de ingresso senão após sete anos de “aprendizagem”. Havia amadurecido de modo surpreendente, crescendo humana, cultural e religiosamente.

Escola, tradução de obras francesas, composição de textos escolares: estas foram suas constantes ocupações, até que, como consequência dos motins independentistas que estouraram na ilha, todos os missionários estrangeiros foram expulsos e ele se viu escolhido, por aclamação popular, chefe dos católicos.

Quanto aos missionários foi concedida a possibilidade de regressar. Maravilhados, encontraram as comunidades cristãs mais numerosas e fervorosas do que quando as haviam deixado. Este pagão, convertido em digníssimo filho de São João Batista de La Salle, é uma esplêndida demonstração do poder da graça de Deus quando encontra um terreno fértil. Por sua ciência, sua atuação e sua santidade é já uma das glórias mais genuínas das quais pode orgulhar-se a Grande Ilha.


No dia 7 de junho de 2009, foi beatificação em Antananarivo, por Bento XVI.  É o primeiro Irmão das Escolas Cristãs de Madagascar. Sua festa é celebrada em 19 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário