Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

"Santa" Teodolinda, Rainha dos Longobardos.

     

     Teodolinda era filha de Garibaldo, rei da Baviera. Vendo-se por um lado apertado pelos Francos e por outro pelos Longobardos, para segurança desejou contrair um parentesco com os Francos prometendo a filha Teodolinda ao jovem rei Childeberto II. Mas este projeto não teve êxito e Teodolinda foi então dada como esposa ao rei longobardo Autari. Os dois esposos transferiram a capital do reino longobardo para Monza.
     A Rainha Teodolinda, de religião católica, mantinha correspondência com o Papa São Gregório Magno com a finalidade de alcançar a conversão ao cristianismo do povo do qual se tornara rainha. Porém, não conseguia converter o marido, Autari, que não aceitava fossem batizados os filhos dos longobardos. Teodolinda, contudo, conseguiu que seu filho Adaloaldo fosse batizado em Monza.
     Tendo enviuvado em 589, dois anos depois desposou o Duque de Torino, Agilulfo, ao qual transmitiu o título real. Por ocasião da morte do segundo marido, em 616, por nove anos assumiu a regência em nome do filho Adaloaldo, ainda menor de idade.
     A cristianização dos longobardos continuou durante o período da sua regência, apesar da forte oposição e hostilidade de alguns duques que haviam aderido à heresia ariana.
     Alguns meses após sua subida ao trono, o jovem Adaloaldo foi deposto pelo Duque de Torino, Ariovaldo, e teve que fugir com a mãe, se refugiando em Ravenna junto ao exarca bizantino Eleutério.
     Ambos faleceram em 628, Teodolinda provavelmente de velhice, enquanto Adaloaldo talvez envenenado. Teodolinda é venerada como santa, mas o seu culto não foi confirmado oficialmente pela Igreja.


Etimologia: Teodolindo (a), do alemão Theodelinde, Theodolind. Theodelinda: “serpente (linde) (adorada) pelo povo (theode)”, ou “escudo de tília (linde) do povo”.


(Fonte: blog Heroínas da Cristandade. Com permissão)

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, paz e bem! Me chamo Frei Gustavo Heitor Toledo da Silva, OfmCap. Tenho 27 anos de idade, moro em Campo Grande MS. Sou juniorista da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Venho por meio desta pedir, a solicitação de relíquias de algum destes santos ou beatos. Desde já agradeço a disponibilidade em atendimento. Deus abençoe vossa Reverendíssima.

Frei Gustavo Heitor Toledo da Silva, OfmCap
Rua Frei Gregório, n. 537 - caixa postal 2525
Bairro Monte Líbano
Cep: 79. 004 - 580 Campo Grande MS Brasil

Postar um comentário