Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Serva de Deus Hermínia de Reims, Viúva e Mística (venerada em Reims - 25 de agosto)


Nos últimos dez meses de sua vida, a serva de
Deus foi atormentada por aparições de demônios
e também consolada por aparições da Virgem
Maria e outros santos. 
Em 1384, uma camponesa pobre e iletrada chamada Hermínia mudou-se para a cidade de Reims (França) com seu esposo idoso. A época em que ela viveu era afligida por guerras, pragas e pelo cisma no interior da Igreja Católica, e a vida de Hermínia poderia facilmente não ser notada entre as rupturas da História.
Porém, após a perda de seu esposo, as coisas tiveram uma reviravolta: nos últimos dez meses de sua vida, Hermínia foi atormentada por visões noturnas de demônios. Durante seus horrores noturnos ela era atacada por animais, surrada e sequestrada por demônios disfarçados, e exposta a espetáculos carnais; em outras noites, ela era abençoada por santos, visitada pela Virgem Maria. Ela confessou estas coisas estranhas a um frade agostiniano conhecido pelo nome de Jean le Graveur, que relatou tudo com detalhes vívidos.
Em uma Vita escrita por Radulfo, vice-prior de um mosteiro próximo a Reims, é relatado que Hermínia era pobre de dinheiro, mas rica de paciência e de humildade.

Hermínia faleceu no dia 25 de agosto de 1396. Foi sepultada na nave da Igreja de São Paulo, onde atualmente se vê o coro dos monges, sob uma pedra branca com sua imagem e uma breve inscrição. Uma relação das visões de Hermínia foi enviada por João Morelli para Paris, onde foi examinada por Pedro d’Ailly, superior da universidade de Navarra e por Gerson. Os dois concluíram que o culto a Hermínia poderia ser difundido.

Nota: o texto foi extraído do blog: "Heroínas da Cristandade" no qual está com o título "Santa Hermínia". No entanto, resolvi não colocar o título de "santa", visto que não encontrei em lugar algum a referência de sua canonização. Possivelmente a mesma seja somente "Serva de Deus" ou, no máximo, "venerável". Seu culto é praticamente restrito à região de Reims, na França. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário