Páginas

Encontre o (a) Santo (a), Beato (a), Venerável ou Servo (a) de Deus

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SANTO HENRIQUE DE OSSÓ Y CERVELLÓ, Presbítero e Fundador da Companhia de Santa Teresa (grande devoto de Santa Madre Teresa de Jesus).


            Sua vida

          Nasceu no ano de 1840, em Vinebre, perto de Tolosa (Espanha). Movido pela leitura da vida de Santa Madre Teresa de Jesus, sentiu nascer-lhe a vocação sacerdotal. Recebeu a ordenação no ano de 1867. Sua devoção à Santíssima Virgem o levou a celebrar sua primeira Missa no mosteiro de Montserrat (famoso santuário mariano).
Vendo o perigo que corria a fé dos jovens, a eles dedicou seus primeiros afãs apostólicos. Consagrou-se à catequese e às missões populares, na época que era professor no Seminário diocesano.
Outra de suas prioridades foi o apostolado da imprensa. Conhecia o influxo, o “poder” da palavra escrita. Via com dor os ataques que sofria a Igreja e trabalhou com afinco em escrever livros e folhetos para fortalecer a fé e defender a Igreja. Sentia-se como nossa Santa Madre Teresa, um “filho da Igreja”, e quis que esta frase figurasse em seu sepulcro.
Fundou várias associações pias para homens, jovens e meninos. Promoveu a piedade cristã, para o que escreveu “o quarto de hora de oração” (poderíamos dizer: os quinze minutos de oração). Fundou a “Revista Teresiana” e “O Amigo do Povo”.
Ocupou-se de novos métodos de pedagogia. Foi um verdadeiro mestre. Escreveu: “Guia do Catequista” e um “Catecismo para Operários”.
Era uma “alma ardente” e um “coração em ebulição”. Idealizou um “Instituto de Irmãos Josefinos” e outro de “Missionários Teresianos”. Porém, sua maior obra foi a “Companhia de Santa Teresa”, fundada em 1876. Havia intuído o papel da mulher na sociedade – “o mundo será o que forem as mulheres” - e à formação cristã nas mulheres se dedicariam plenamente suas “teresianas”. Teve a alegria de ver o fruto de suas “filhas” espirituais na Espanha, em Portugal, na África e no México. E logo, em vários lugares no mundo.

O Senhor o chamou para Si, repentinamente, enquanto estava fazendo exercícios espirituais, em 27 de janeiro de 1896 (aos 56 anos de idade apenas).
O Papa João Paulo II o beatificou em 14 de outubro de 1979, posteriormente foi canonizado pelo mesmo Papa.  Sua festa litúrgica se celebra em 27 de janeiro.


     

      Sua espiritualidade

Santo Henrique de Ossó era enamorado de seu sacerdócio, e dele tirava a força necessária para levar a cabo as enormes empresas que apenas em meio século realizou.
O Senhor permitiu que o visitasse a tribulação, e a mais difícil, que é a que vem “dos de casa”: da parte de um convento de Carmelitas Descalças, que ele mesmo havia levantado, e a “divisão dos espíritos” (brigas internas) de sua própria Companhia.
Suportou as adversidades com grande fortaleza. Jamais se ouviu dele um mínimo lamento! O que fez foi entregar-se mais intensamente às obras de apostolado. Sua exemplar atitude surpreendeu e convenceu a seus próprios inimigos.
Henrique carregou a cruz, e a sua virtude brilhou especialmente nesse tempo de sua paixão. Animava a todos e se consolava com o que disse Santa Madre Teresa: “Tudo passa. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta. Só Deus basta"!
Padre Henrique foi filho da Igreja, sacerdote, apóstolo da infância e da juventude, fundador da Companhia de Santa Teresa e de outras maravilhosas empresas, para a glória de Deus!
Santo Henrique de Ossó conhecia a fundo a vida e as obras da grande Doutora da Igreja, Teresa de Jesus, e dela estava profundamente enamorado. Seus escritos e suas fundações são uma prova disso.

       Sua mensagem

·         Que cresça em nós o amor pelos sacerdotes.
·         Que a juventude receba digna educação.
·         Que a oração nos sustente, nos levante nas fraquezas.
·         Que floresça o carisma do Carmelo e de Teresa.


Oração:
Ó Deus, que em Santo Henrique, presbítero, conciliastes admiravelmente o espírito de contínua oração com uma infatigável atividade apostólica, por sua intercessão, concedei-nos perseverar no amor de Cristo e servir a vossa Igreja com o testemunho da palavra e da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Fotografias de Santo Henrique de Ossó y Cervelló: 











Um comentário:

Postar um comentário